Saiba mais

Um dos mais importantes bens da humanidade é a água, base da vida. Tratar bem dela é responsabilidade de todos.

A realidade, no entanto, está bem distante do cenário ideal. Hoje os rios dos Sinos e Gravataí estão entre os 10 mais poluídos do Brasil. Apenas 14,47% dos imóveis da Região Metropolitana de Porto Alegre são atendidos por rede de esgoto.

O Projeto de Parceria Público-Privada – PPP desenvolvido pela Corsan, com o apoio da na modelagem econômico-financeira da empresa de consultoria PricewaterhouseCoopers, tem como área de abrangência 9 (nove) municípios da região metropolitana de Porto Alegre: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão que, juntos, somam 1,5 milhão de habitantes. Essa é a região com maior densidade populacional do Estado, demandando maior infraestrutura urbana e planejamento operacional.

Com os esforços da Corsan chegaremos a 40% da população atendida com os serviços de esgotamento sanitário, mas isso não é suficiente. Para acelerar a cobertura do sistema e a disponibilidade dos serviços de esgotamento, será lançado edital de licitação da PPP, no modelo de Concessão Administrativa, ainda no primeiro semestre de 2017.

No plano de expansão, o parceiro privado assumirá a responsabilidade de complementar os investimentos em infraestrutura em até 11 anos, executar melhorias nos sistemas já implantados e atender o crescimento vegetativo ao longo dos 35 anos da concessão, atingindo e preservando a meta de 87,3% de cobertura com coleta e tratamento de esgoto. A composição de investimentos da Corsan em parceria com o setor privado possibilita a viabilidade do modelo.

A gestão comercial e o relacionamento com o consumidor é de responsabilidade da Corsan. Para contribuir nos resultados do projeto, foram inseridos no escopo da contratação dois programas comerciais ao longo do contrato que serão de responsabilidade do parceiro privado: um, de apoio na hidrometração, onde o parceiro privado terá a responsabilidade na aquisição dos equipamentos e na substituição dos mesmos, no tempo definido pela normatização e outro, de executar a identificação e a eliminação de fraudes nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Parceria pelo Futuro Corsan. Os recursos são privados. Os bons resultados são públicos.