Entenda os grandes números da PPP da Corsan

03/12/2018

Cada vez mais as PPPs se constituem numa alternativa definitiva para a remoção dos grandes gargalos em infraestrutura que emperram o desenvolvimento econômico e social em todo o País. Por isso, a Corsan buscou essa nova forma contratual que permite que o setor público utilize o setor privado como parceiro para grandes projetos relacionados a infraestrutura, e que sozinho o Estado iria demorar muito para atender à população. A PPP da Corsan é um projeto tão grande quanto os benefícios que irá gerar. Conheça os grandes números da PPP:

 

35 anos

O contrato de concessão administrativa com o parceiro privado para a operação de serviços de esgoto será de 35 anos e para isso a Corsan vai pagar contraprestação pelo serviço e obras executados. Após esse período a infraestrutura implementada e a operação voltam 100% para a Corsan.

 

9 Cidades

A PPP vai universalizar os serviços de esgotamento sanitário em nove cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre: Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, Viamão, Guaíba e Eldorado do Sul.

 

100% Pública

A Corsan buscou a parceria público-privada no modelo de concessão administrativa, quando os serviços são prestados à administração e não têm relação direta com os usuários, garantindo que 100% da Companhia se mantenha pública.

 

87,3% das casas com esgoto em até 11 anos

Essa injeção de recursos vai possibilitar o atendimento de 87,3% das casas na Região Metropolitana em até 11 anos.

 

1,2 milhão de pessoas impactadas

Serão contempladas mais de 1,2 milhão de pessoas que terão suas casas valorizadas pela ligação das residências às redes coletoras de esgoto.

 

32,5 mil empregos

Serão gerados 32,5 mil empregos diretos, indiretos e induzidos.

 

Nossos números

A Corsan atende 316 municípios e mais de 6 milhões de pessoas. A Companhia atende o abastecimento de água a 100% da população urbana e 12,8% com acesso a coleta e tratamento de esgotos. A meta para 2019 é atender 30% da população com esgoto coletado e tratado. Produz anualmente mais de 3 bilhões de m³ de água tratada com 28 mil quilômetros de redes de água para atender 6,1 milhões de habitantes. Conta com 5,6 mil funcionários.